sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Projecto

Proposta de trabalho: Arquivo de Criadores

O Matadero Madrid é um antigo matadouro transformado hoje em dia num espaço de apoio à divulgação e produção artística, entre várias iniciativas criaram o Archivo de Creadores de Madrid que pretende dar visibilidade aos artistas madrilenos ou que trabalham na cidade. Para este projecto foram convidados 10 comissários que fizeram uma selecção de 100 artistas com menos de 35 anos que organizam o seu portfolio num arquivo, ou Arquimóvel, como foi chamado em Lisboa, que aspira a circular por vários países. Neste formato de arquivo pretende-se quebrar a dicotomia entre o que é arquivado e quem arquiva, estreitar as relações entre artistas e comissários e artistas e instituições. Ambiciona ser um elemento essencial na criação de uma comunidade em torno da arte e da criação contemporânea.

O que parece ser importante problematizar relativamente a este projecto é o uso ou adopção do modelo de arquivo para a difusão do trabalho destes artistas, ou seja, o conceito de arquivo, que na sua origem está relacionado com a própria invenção da escrita, tem um peso histórico enquanto conjunto de obras seleccionadas e fundamentais e que potencializa o interesse do seu conteúdo.

Sabendo à partida que é impossível incluir tudo o que é, neste caso concreto, a criação artística em Madrid, torna-se necessário proceder a uma selecção ou escolha e tudo o que é incluído nesse arquivo alcança um valor absolutamente extraordinário.

Assim, estamos perante uma nova aplicação do conceito ou função de arquivo, conceito este que corresponde a uma das formas mais elementares na nossa organização do mundo e por isso culturalmente enraizado no inconsciente colectivo.

De que forma é que o formato de arquivo, enquanto conceito semântico ou simbólico, potencia a credibilidade do conteúdo deste projecto e até que ponto a sua construção não irá eventualmente mais tarde influenciar um mercado tão inconstante como o da arte?

Tentar-se-á dar resposta às questões fazendo um levantamento para a contextualização histórica e conceptual da função do arquivo, bem como enquadrar com outros “novos” projectos de arquivo. Propõe-se também perspectivar o alcance deste projecto em termos de estratégia de comunicação e o seu impacto no mercado da arte.

Sara Magno

Sem comentários:

Enviar um comentário