sexta-feira, 30 de abril de 2010

Apresentação

Podia começar por falar das horas que servi de modelo para as pinturas da minha mãe, às quais me submeti porque gostava de a ver pintar, gostava do cheiro do óleo e do pastel. Ou então, falar-vos do sonho de ser arquitecta e da pasta cheia de desenhos da planta do meu quarto onde mudava virtualmente a mobília de um lado para outro. Depois, mais tarde, o design. O primeiro contacto com a fotografia foi naquela escola pequena junto às belas artes. Adorava as aulas de história da arte, todas as histórias. Percebi, finalmente, que há mais para além daquilo que vemos objectivamente e isso abriu um vasto campo de possibilidades que até hoje não consegui esgotar, mesmo depois de cinco anos na clássica a estudar a Arte. Daí à fotografia novamente, foi um passo, ou antes, três passos: IPF, MEF e AR.CO.

A Tela Habitada, é uma inspiração na obra de Helena Almeida. Um trabalho puramente conceptual onde se expõem elementos estruturais da linguagem plástica, o ponto, a linha e o plano, e a artista questiona o seu posicionamento face à tela. Faço uso deste título não de uma forma apropriadora, mas por admiração a este trabalho.

O portfólio que habita este espaço expõe um trajecto de pesquisa que se verte em vários momentos ou experiências. Há um forte peso da fotografia de espectáculo (dança, teatro, performance), que moldou a minha leitura da luz e do momento/instante e reflecte-se noutros trabalhos, como a moda e o estúdio. O trabalho de autora é ainda incipiente, mas há uma determinante busca no sentido de querer encontrar uma línguagem menos objectiva e mais pessoal. Os meios são diversos, desde o digital ao analógico, do Photoshop ao laboratório, considero importante apenas a finalidade do objecto visual.























Helena Almeida
Tela Habitada

2 comentários:

  1. Olá Sara! Gostei muito desta tua apresentação. Sabes que a Helena Almeida é das minhas artistas preferidas e nas Belas-Artes fiz uma tese precisamente sobre este trabalho: A Tela Habitada. É fascinante. Parabéns pelo teu trabalho. Muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Sara. Gostava um dia de ver o teu trabalho, pois é de facto fascinante o tema.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar